Pequenos movimentos de mudança: vozes docentes sobre suas experiências profissionais e a escola como ambiente multicultural

Andrei Ferreira de Carvalhaes Pinheiro, Beatriz dos Santos Rodrigues, Eduardo da Silva Pimentel, Letícia Pimentel Garcia de Souza, Hannah Christina Fernandes Koebcke, Roberta Silva de Lima

Resumo


Compreendendo a escola como um espaço de encontro de diferentes presenças e a educação como um contexto integrador entre sujeitos distintos e suas respectivas culturas, propomo-nos aqui a investigar em que medida a escola funciona como instrumento de crescimento e integração docente e como espaço de práticas multiculturais. Para isso, entrevistamos três professoras do Ensino Básico acerca das suas experiências ao longo da docência. Cientes de que a profissão docente é orientada por diversos saberes, dividimos a entrevistas em duas seções. A primeira refere-se às práticas docentes das professoras entrevistadas, nessa etapa, propusemos reflexões sobre a sua formação acadêmica e profissional; sobre as principais dificuldades encontradas em sala de aula; sobre a relação das docentes com as políticas da Secretaria Estadual de Educação, com o seu sindicato e com os seus colegas de profissão; e o que elas entendem por uma escola ideal. Na segunda parte da entrevista, conversamos com as professoras acerca da construção multicultural dos seus contextos de ensino. Tratamos das formas de se discutirem as diferenças sem que se perpetuem segregações e de se reagir a preconceitos que partam dos estudantes; sobre expressões culturais não hegemônicas no espaço da escola; e, por fim, sobre a possibilidade de, com todos os desafios, a escola ainda ser uma instituição de cultura. Destacamos, pois, a importância de se valorizar o caráter multicultural das escolas, que influencia tanto a prática docente em si, quanto a vivência em sociedade como um todo.

PALAVRAS-CHAVE: Profissão docente. Práticas docentes. Multiculturalidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional..