A Margem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas Letras e Artes

PROPOSTA

A MARgem (ISSN 2175-2516) é uma revista da graduação, semestral, acessível em meio eletrônico, veiculando textos elaborados por graduandos em Ciências Humanas, Letras e Artes. O periódico compõe-se de duas seções: ESTUDOS, seção em que estarão os resultados e/ou reflexões de um trabalho científico apresentado na forma de ensaio ou artigo e; VERBARE, seção que abarca e embarca as produções textuais de caráter ficcional/literário. A revista é editada por alunos bolsistas e alunos colaboradores do Programa de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Letras e conta ainda com um Conselho Editorial (formado pelo orientador do Projeto, o Tutor do PET Letras/UFU e professores da UFU bem como de outras instituições), um Conselho Consultivo e um Corpo de Pareceristas (formado por professores dos diversos cursos da área de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Uberlândia e demais Instituições de ensino superior do Brasil). Tendo como público-alvo a comunidade externa, o periódico oportuniza o conhecimento do saber produzido nos cursos de graduação a alunos do ensino fundamental e médio e demais interessados no conhecimento produzido no âmbito da Universidade.


OBJETIVO GERAL

Oferecer um espaço de publicação de trabalhos de alunos da graduação de modo a estimular a inserção deles no contexto de produção universitária, promovendo o desenvolvimento acadêmico desses alunos a fim de evitar que as idéias que aparecem nas aulas e que circulam em discussões nos “corredores da Universidade” se percam facilmente. O objetivo maior é o de promover a circulação do conhecimento gerado no âmbito acadêmico junto à comunidade externa efetivando uma relação de troca, pois, na produção e difusão cultural, há um diálogo inevitável entre aquele que produz e aquele que lê/recebe.

 


Imagem para capa da revista

Notícias

 

Publicação 14º edição

 
Em 09 de agosto de 2018, a 14º edição da Revista A MARgem foi publicada. Está constituída por 21 textos, sendo 18 Estudos e 3 Verbare.  
Publicado: 2018-08-09
 

Chamada para v.14 - 2018/01

 

Submissões até 10/05/2018

 

 
Publicado: 2018-02-14 Mais...
 
Outras notícias...

v. 14, n. 1 (2018)

Sumário

Apresentação

Revista A MARgem - V.14, N.1, fev-ago. 2018 PDF
Bianca Fernandes Santos, Bruno Drighetti, Camila Severino, Gildo Antonio Moura Junior, José Magalhães 1-10

Estudos

A construção das narrativas dos veículos mediáticos da oficialidade católica referente a ascensão de Adolf Hitler: uma análise dos posicionamentos do jornal O Apóstolo entre os anos de 1929 – 1938 em Santa Catarina PDF
Gustavo Henrique Shigunov, Victor Assumpção Navarrete 11-26
Das memórias do Korovai à identidade de um povo - Ivaí, PR: 1908-2017 PDF
Cibeli Grochoski, Ana Maria Rufino Gillies 27-56
O ícone medieval do Cristo Pantocrator no Triângulo Mineiro: análise iconográfica do trabalho do artista sacro Cláudio Pastro na catedral municipal de Uberlândia – MG PDF
Amanda Patricia Tagliaro 57-81
E-lixo Uberlândia: uma proposta de Educação ambiental para tratar o lixo eletrônico desenvolvida na Escola Estadual José Ignacio de Sousa em Uberlândia – MG PDF
Francisco Ferreira Silva, William Cesar Borges 82-92
Museu de Tudo: Uma Leitura sobre o Espaço em João Cabral PDF
Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de Oliveira 93-105
João do Rio e a alma da Primeira República PDF
Airton da Silveira Filho 106-121
A representação do índio e a concepção de identidade nacional brasileira sob a ótica de Pero Vaz de Caminha, José de Alencar e Antônio Torres PDF
Luciano Santos Xavier 122-138
Educação e relações étnico-raciais no Brasil: a Literatura negro-brasileira, um caminho PDF
Daniele Teixeira 139-163
A importância da literatura lobatina no processo de leitura do ensino fundamental PDF
Amélia Maria Tenório Calado, Inaê Tenório Melquiades, Nilena Cláudia Ratis Cavalcanti da Cunha, Fernando Augusto de Lima Oliveira 164-184
Com e contra o passado: Memória e Esquecimento em Beloved PDF
Sara Martins Ramos 185-215
“Fatalidade”, de Guimarães Rosa: violência, amor e perseguição no sertão PDF
Hanna Line Silva de Lima, Fabrício Lemos da Costa 216-226
As práticas de (i)moralidades em O Ateneu PDF
Fabiana Alencar da Silva 227-239
Interpretando a morte de Glaura sob os olhares de Candido PDF
Marcilene Goes Ferreira 240-246
Inteligências Múltiplas e o planejamento do PIBID Letras/Espanhol de Lagoa Vermelha: a união entre a teoria e prática no ensino de línguas estrangeiras PDF
Francismar Furlanetto 247-260
Os gêneros discursivos na escola: muito além da língua portuguesa PDF
Thiago Túlio Pereira, Evelin de Freitas Costa, Felipe de Moraes Poffo, Rosana Mara Koerner 261-272
Pequenos movimentos de mudança: vozes docentes sobre suas experiências profissionais e a escola como ambiente multicultural PDF
Andrei Ferreira de Carvalhaes Pinheiro, Beatriz dos Santos Rodrigues, Eduardo da Silva Pimentel, Letícia Pimentel Garcia de Souza, Hannah Christina Fernandes Koebcke, Roberta Silva de Lima 273-295
A carta do leitor como objeto de ensino/aprendizagem da língua portuguesa PDF
Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Sara Nicacia de Souza, Renatta Isabelly Maldonado 296-305
As diferenças no processo de construção referencial de contraventores ricos e pobres em notícias policiais PDF
Amanda Gabriella Lima Leal, Ana Karolina de Melo Pessoa Oliveira 306-317

Verbare

Poesias contemporâneas PDF
Maya Pires 318-319
Os peixes no aquário PDF
Renan Willian Santana 320-326
É pra refrescar?! Nós em NÓS PDF
Raira Lacroix Rosenkjar dos Santos, Amanda Quintero, Thiago Richter, Yonara Dantas 327-337